segunda-feira, 22 de julho de 2019

Matemática: pega-varetas no tabuleiro (formas geométricas)

Possibilidades...

É importante deixar a atividade interessante para os estudantes. Enquanto professora, me preocupo em proporcionar o entendimento do conteúdo de várias maneiras. Até porque, na "vida real" aquele conteúdo vai aparecer de diversas formas também.

A estratégia que uso bastante e que as crianças adoram é a gamificação. Com tecnologia ou não, estou sempre criando um jogo.. RS. Por exemplo...

Você deve conhecer o jogo de damas. Mas você sabia que ele fortalece o raciocínio lógico das crianças? Pois é, jogando uma partida, elas procuram a melhor estratégia para alcançar  um objetivo, tomam decisões voltadas à resolução de problemas além de buscarem soluções prevendo consequências. Outro desafio conhecido é o pega-varetas, um jogo que estimula a paciência e a coordenação motora dos pequenos. Mas o que acontece se misturar os dois? Com o objetivo de trabalhar formas geométricas, vértices e arestas criei o DAMARETA Com 3 regras básicas - Regra 1: casas brancas são desafios teóricos. Regra 2: casas pretas são desafios práticos. Regra 3: os palitos formam desenhos para os desafios práticos.


Importante: Para se movimentar no tabuleiro podemos usar dados ou os próprios palitos (dois participantes seguram um tanto de palitos cada e quem vai se movimentar escolhe um dos dois participantes. Por ex: se o participante escolhido segura 3 palitos, o jogador da vez avança 3 casas)

1 - O caminho percorrido no tabuleiro deve ser em zigue-zague.
2 - Ganha quem alcançar a última casa do tabuleiro.
3 - Os pinos podem ser pequenos objetos que encontramos por aí: tampinhas de garrafas, pedras...

Caindo nas casas brancas (desafios teóricos), os participantes podem aproveitar para preencher atividades do livro ou folha de atividades distribuída pela professora (Um ou dois de cada vez). Feito, se movimenta no tabuleiro, o mesmo número de Casas tirado inicialmente.

Já nas casas pretas (desafios práticos), os jogadores do outro time devem construir algum objeto (escolhido por eles ou tirado de um saquinho preparado anteriormente pela professora - gato, casa, carro, foguete, prédio, lápis, árvore... São algumas ideias). Para essa construção, utilizar as varetas. Acertando o objeto, a equipe se movimenta no tabuleiro, o mesmo número tirado inicialmente. Os objetos construídos devem ser analisados: número de arestas e vértices. Fazendo isso, a equipe ganha um lançamento de dado extra.


Dica: A nível prático e aproveitando um espaço externo, troque os desafios teóricos por atividades de procura. Exemplos: encontre um objeto com formato cilíndrico. Recolha 30 folhas de árvores caídas em 1 minuto. Tire fotos de 3 objetos triangulares. Faça "tal" percurso em "x" tempo.

Aproveite a natureza e use a imaginação!

Por: Patrícia Vieira

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