sexta-feira, 7 de junho de 2019

Matemática - Sólidos geométricos - rotação por estações :)

Foi show...

Recentemente, terminei um curso de ensino híbrido e personalização e estava ansiosa para colocar em prática.

A escolha da metodologia foi ensino híbrido com rotação por estações. Tenho 25 alunos, matematicamente optei por 5 estações.

O tema: sólidos geométricos - prismas, cubos, paralelepípedos e pirâmides - Conteúdo de 3° ano do fund 1

O tempo: 15 min por estação. 1h15m no total.

As atividades: são realizadas independentes uma da outra. Não há sequência entre elas.

At 1: Maquete. Foco: prismas de bases triangular, pentagonal e hexagonal. As formas já haviam sido montadas previamente. O molde foi disponibilizado pelo material didático, mas é facilmente encontrado na internet. Na estação era momento de organizar, enfeitar e deixar a criatividade fluir. É maravilhoso ver como as crianças são criativas e resolutivas: devido um problema de execução por exemplo, criaram um parque aquático com teleférico! (Rs) Interessante notar o reconhecimento das formas e a utilização do vocabulário adequado durante a atividade. Maquete coletiva.

At 2: pesquisa sobre pirâmides famosas. Foco: pirâmides. Com o uso de iPads, fizeram pesquisas e anotaram suas descobertas no caderno de matemática.

At 3: Montagem e medidas. Foco: cubo. Eles montaram cubos e fizeram as medidas das arestas. Uso de moldes, fitas e régua. Na minha avaliação, faltou tempo para um melhor aproveitamento desta estação. Nem todos os grupos fizeram as medidas. Mas todos montaram os cubos.

At 4 - jogo Torre de equilíbrio - paralelepípedos.

Brincar com peças de madeiras em formato de paralelepípedos. O objetivo do jogo é fazer a torre subir tirando uma peça de cada vez e encaixando na parte superior sem deixar cair. De forma divertida, puderam reconhecer os sólidos como parte do nosso dia-a-dia além de conversarem sobre faces e números de lados.

At 5 - Desenho e colagem - sólidos e figuras planas

Fazer um desenho utilizando apenas figuras planas. Utilizar a régua para medidas e coordenação. Papéis coloridos para recorte e colagem.

Avaliação

A participação dos estudantes foi muito positiva. Todos passaram por todas as estações curiosos, atentos e interessados. Cada um do seu jeitinho, deu seu melhor.

Após a atividade, conversamos em roda de conversa e juntos pensamos em novas possibilidades. Em breve, novas práticas utilizando essa metodologia. Amei! Foi muito gratificante. E saber que eles também gostaram é o que realmente conta.

Dia produtivo e realizado :)

1 - organização
2 - personalização
3 - criatividade

Por: Patricia Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário