quinta-feira, 27 de junho de 2019

Filmes que inspiram :)

Filmes: inspiração e reflexão.


Se você é amante de filmes e adora falar, pensar, ler e ver a educação como eu: essa mensagem também é para você. :)

Quem curte páginas de educação nas redes sabe que listas com essa temática estão sempre presentes. Se jogar no Google então, vem uma infinidade de sugestões e sinopses.

Motivada por essas listas decidi organizar uma com 10, mas antes, te convido a fazer uma autoavaliação: Você acha possível aprender assistindo um filme? Ou melhor, você adulto, acha que ainda tem o que aprender ou pensa que com a sua idade e experiência só tem a ensinar? O que te inspira a inovar?

Falando nisso, certo dia, numa palestra do António Nóvoa, ele disse uma frase que me marcou profundamente, já ouvi outros educadores falando algo parecido, o que a tornou ainda mais especial: melhor ter 5 anos de experiência que se transforma e inova do que 20 anos de uma mesma experiência. 

Os filmes mostram realidades de determinados lugares ou grupos e correspondentes características e necessidades, mas acredito que podem inspirar transformações que a nossa educação carece. Pessoalmente, após assistir um filme, me sinto motivada a criar, modificar e alterar as minhas práticas pedagógicas. Rever minha experiência me faz valorizar minha história e ter o olhar para o novo. Saber balancear essas ideias são fundamentais na minha vida profissional e os filmes me ajudam nessa jornada. Rs

E você, como se sente?
Esse é um ótimo tema para ampliarmos a discussão. Tem algo para compartilhar? Seria mara! Use os comentários... :)

Bom, segue minha lista. Alguns ainda para assistir e outros que já vi dezenas de vezes. :)
  1. Sociedade dos Poetas Mortos
  2. Como estrelas na terra – toda criança é especial
  3. Pink Floyd The Wall (o filme)
  4. Má educação (Almodóvar é pesado!)
  5. O preço do desafio
  6. A Onda
  7. Preciosa – Uma História de Esperança
  8. O Milagre de Anne Sullivan
  9. A língua das mariposas (La Lengua de las Mariposas)
  10. Quando tudo começa


Por: Patricia Vieira :)

quarta-feira, 12 de junho de 2019

L. Portuguesa - Gêneros textuais - Relato de memória :)

Vivendo e escrevendo...

Para trabalhar os gêneros textuais com o terceiro ano, escolhi proporcionar vivências aos alunos, antes da teoria e escrita de fato. Assim, os estudantes puderam assimilar a proposta de forma leve, descontraída, divertida e com significado.

O primeiro gênero que vou compartilhar aqui é o RELATO DE MEMÓRIA.

Previamente, combinamos um “dia da boa lembrança”, neste dia, os alunos levaram ao colégio algo pessoal que causava uma memória feliz.

Fotos, brinquedos, cheiros, sabores... teve de tudo.

Bolinho de chuva da avó, pão feito em casa, bolo de limão com abacaxi, biscoitinhos, comidas de outras nacionalidades... tantas e tantas memórias que foram compartilhadas entre os amigos.

Após a vivência, os estudantes puderam escrever de forma mais efetiva e verdadeira sobre a experiência que tiveram. Lindos textos foram produzidos!

A atividade foi muito especial, alunos puderam exercer a escrita, a fala, a escuta e claro, muita memória boa!




1- memória

2- experiência

3- significado




Por: Patricia Vieira




sábado, 8 de junho de 2019

L. Portuguesa - Encontre a palavra - acentuação :)

A Língua Portuguesa...

Para trabalhar a Acentuação Gráfica e a Sílaba Tônica com os estudantes do 3° ano de forma divertida, criei o jogo “Encontre a Palavra”.

O objetivo era utilizar o dicionário para localizar palavras com acento agudo ou circunflexo.

Ao encontrar estas palavras, os estudantes precisavam escrevê-las com giz no chão do pátio, cada grupo de palavras (agudo ou circunflexo) tinha seu lugar correto. E, a partir daí, fazer a leitura em voz alta do significado para que toda a turma compreendesse.

Por meio desta atividade os alunos puderam trabalhar a acentuação, a leitura, os verbetes e a escrita. Além de aprenderam a manusear o dicionário.

Atividades como essa, unem crianças que tem facilidade com aquelas que apresentam dificuldade. A brincadeira é comum à todas.

A organização, a concentração e o trabalho em equipe também foram ressaltados durante o exercício. O desafio de localizar palavras e escrevê-las foram os pontos altos da atividade.


1- diversão
2- leitura e escrita
3- fora da sala

Por: Patrícia Vieira


sexta-feira, 7 de junho de 2019

Matemática - Sólidos geométricos - rotação por estações :)

Foi show...

Recentemente, terminei um curso de ensino híbrido e personalização e estava ansiosa para colocar em prática.

A escolha da metodologia foi ensino híbrido com rotação por estações. Tenho 25 alunos, matematicamente optei por 5 estações.

O tema: sólidos geométricos - prismas, cubos, paralelepípedos e pirâmides - Conteúdo de 3° ano do fund 1

O tempo: 15 min por estação. 1h15m no total.

As atividades: são realizadas independentes uma da outra. Não há sequência entre elas.

At 1: Maquete. Foco: prismas de bases triangular, pentagonal e hexagonal. As formas já haviam sido montadas previamente. O molde foi disponibilizado pelo material didático, mas é facilmente encontrado na internet. Na estação era momento de organizar, enfeitar e deixar a criatividade fluir. É maravilhoso ver como as crianças são criativas e resolutivas: devido um problema de execução por exemplo, criaram um parque aquático com teleférico! (Rs) Interessante notar o reconhecimento das formas e a utilização do vocabulário adequado durante a atividade. Maquete coletiva.

At 2: pesquisa sobre pirâmides famosas. Foco: pirâmides. Com o uso de iPads, fizeram pesquisas e anotaram suas descobertas no caderno de matemática.

At 3: Montagem e medidas. Foco: cubo. Eles montaram cubos e fizeram as medidas das arestas. Uso de moldes, fitas e régua. Na minha avaliação, faltou tempo para um melhor aproveitamento desta estação. Nem todos os grupos fizeram as medidas. Mas todos montaram os cubos.

At 4 - jogo Torre de equilíbrio - paralelepípedos.

Brincar com peças de madeiras em formato de paralelepípedos. O objetivo do jogo é fazer a torre subir tirando uma peça de cada vez e encaixando na parte superior sem deixar cair. De forma divertida, puderam reconhecer os sólidos como parte do nosso dia-a-dia além de conversarem sobre faces e números de lados.

At 5 - Desenho e colagem - sólidos e figuras planas

Fazer um desenho utilizando apenas figuras planas. Utilizar a régua para medidas e coordenação. Papéis coloridos para recorte e colagem.

Avaliação

A participação dos estudantes foi muito positiva. Todos passaram por todas as estações curiosos, atentos e interessados. Cada um do seu jeitinho, deu seu melhor.

Após a atividade, conversamos em roda de conversa e juntos pensamos em novas possibilidades. Em breve, novas práticas utilizando essa metodologia. Amei! Foi muito gratificante. E saber que eles também gostaram é o que realmente conta.

Dia produtivo e realizado :)

1 - organização
2 - personalização
3 - criatividade

Por: Patricia Vieira