Vivendo e escrevendo...
Para trabalhar os gêneros textuais com o terceiro ano, escolhi proporcionar vivências aos alunos, antes da teoria e escrita de fato. Assim, os estudantes puderam assimilar a proposta de forma leve, descontraída, divertida e com significado.
O primeiro gênero que vou compartilhar aqui é o RELATO DE MEMÓRIA.
Previamente, combinamos um “dia da boa lembrança”, neste dia, os alunos levaram ao colégio algo pessoal que causava uma memória feliz.
Fotos, brinquedos, cheiros, sabores... teve de tudo.
Bolinho de chuva da avó, pão feito em casa, bolo de limão com abacaxi, biscoitinhos, comidas de outras nacionalidades... tantas e tantas memórias que foram compartilhadas entre os amigos.
Após a vivência, os estudantes puderam escrever de forma mais efetiva e verdadeira sobre a experiência que tiveram. Lindos textos foram produzidos!
A atividade foi muito especial, alunos puderam exercer a escrita, a fala, a escuta e claro, muita memória boa!
1- memória
2- experiência
3- significado
Por: Patricia Vieira
BIMA - Brincadeiras Inovadoras e Metodologias Ativas. Blog de EDUCAção. Por: Patrícia Vieira, pedagoga e mãe da BIa e da MAya. :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Foi show... Recentemente, terminei um curso de ensino híbrido e personalização e estava ansiosa para colocar em prática. A escolha da me...
-
Possibilidades... É importante deixar a atividade interessante para os estudantes. Enquanto professora, me preocupo em proporcionar o ente...
-
A Língua Portuguesa... Para trabalhar a Acentuação Gráfica e a Sílaba Tônica com os estudantes do 3° ano de forma divertida, criei o jog...
Hummm... que delícia!
ResponderExcluirAté senti o cheiro do bolo de cenoura com cobertura de chocolate que minha vó fazia!
Parabéns, professora!