terça-feira, 28 de maio de 2019

Matemática - Problemas sem problemas :)


Era um dia quente, calor, meus alunos (3º ano) mega agitados, e no meu planejamento: problemas matemáticos. Então lembrei da área verde disponível no colégio. Bora, gente. A aula hoje é lá fora.

1 - Matemática
2 - Bem-estar
3 - Adaptabilidade

Duplas, duas folhas. Na folha 1 criem um problema matemático e resolvam. O assunto deve ser algo relacionado ao colégio. Saiam por aí e busquem inspiração: árvores, cantina, esportes, brincadeiras... Na folha dois escrevam o mesmo problema mas sem a conta, dobrar e guardar nesta caixinha linda aqui! (Era a caixa de achados e perdidos da sala que minutos antes eu tinha tirado tudo, adaptado uma etiqueta colorida escrita “caixinha das situações!” e desenhado umas estrelinhas, ficou show) eles amaram o desafio.

4 - Criatividade
5 - Folhas coloridas
6 - Encantamento

Etapa 1 concluída. Caixinha das situações cheia. “E agora, tia?”. A etapa dois é a seguinte, preparem-se. Sem olhar, cada dupla vai sortear um problema da caixinha e tentar resolver. Atenção à interpretação de texto e tenham muito respeito com o trabalho dos amigos. Parece simples, mas eles ficaram extremamente curiosos e interessados. Falavam com orgulho quando seu papel era tirado da caixinha “esse é meu”, “qualquer dúvida pode me perguntar, viu?” Foi lindo.

7 - Significado
8 - Diversão
9 - Grupo

Durante a atividade observei a participação efetiva dos estudantes. Perguntas, risadas, tentativas de desafios “mais difíceis”, organização das histórias e engajamento foram notados durante todo o processo. Avalio que as histórias criadas tinham contexto e foram resolvidas matematicamente conforme a proposta. Com certeza deram o seu melhor. 

Pensem nas 9 palavras. :)

Por: Patricia Vieira

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Apresentação - BIMA - Como assim? :)



BIMA - Brincadeiras Inovadoras e Metodologias Ativas

Acreditando nestes três pilares: brincadeiras, inovação e metodologias ativas, meu objetivo é compartilhar textos e práticas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem. São atividades, jogos e brincadeiras criadas para contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada estudante, tornando-os protagonistas de suas histórias.

As BRINCADEIRAS estabelecem a relação do imaginário com o mundo. Seus benefícios vão além do emocional, social, físico e cognitivo. Segundo Vigotsky(1989), “O lúdico influencia enormemente a criança. É através do jogo que a criança pode aprender a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da autoconfiança”.

Falaremos sobre o brincar livre, brincadeiras tradicionais, atividades na natureza e inovação no ambiente escolar. Tudo está em constante movimento... e como tornar as experiências mais INOVADORAS e interessantes? Um dos pilares dessa ideia (mas não único) é a tecnologia. Estamos na era dos nativos digitais: É a geração da interatividade, da conectividade, e portanto, é imprescindível aliar-se a tecnologia.

Para concluir, precisamos de um caminho que una esses fatores à uma aprendizagem significativa: as METODOLOGIAS ATIVAS são processos que incentivam os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

A combinação BIMA é imbatível. Além de proporcionar uma infinidade de possibilidades!


:)
Patricia Vieira