BIMA - Brincadeiras Inovadoras e Metodologias Ativas
Acreditando nestes três pilares: brincadeiras, inovação e metodologias ativas, meu objetivo é compartilhar textos e práticas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem. São atividades, jogos e brincadeiras criadas para contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada estudante, tornando-os protagonistas de suas histórias.
As BRINCADEIRAS estabelecem a relação do imaginário com o mundo. Seus benefícios vão além do emocional, social, físico e cognitivo. Segundo Vigotsky(1989), “O lúdico influencia enormemente a criança. É através do jogo que a criança pode aprender a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da autoconfiança”.
Falaremos sobre o brincar livre, brincadeiras tradicionais, atividades na natureza e inovação no ambiente escolar. Tudo está em constante movimento... e como tornar as experiências mais INOVADORAS e interessantes? Um dos pilares dessa ideia (mas não único) é a tecnologia. Estamos na era dos nativos digitais: É a geração da interatividade, da conectividade, e portanto, é imprescindível aliar-se a tecnologia.
Para concluir, precisamos de um caminho que una esses fatores à uma aprendizagem significativa: as METODOLOGIAS ATIVAS são processos que incentivam os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.
A combinação BIMA é imbatível. Além de proporcionar uma infinidade de possibilidades!
:)
Patricia Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário