Era um dia quente, calor, meus alunos (3º ano) mega agitados, e no meu planejamento: problemas matemáticos. Então lembrei da área verde disponível no colégio. Bora, gente. A aula hoje é lá fora.
1 - Matemática
2 - Bem-estar
3 - Adaptabilidade
Duplas, duas folhas. Na folha 1 criem um problema matemático e resolvam. O assunto deve ser algo relacionado ao colégio. Saiam por aí e busquem inspiração: árvores, cantina, esportes, brincadeiras... Na folha dois escrevam o mesmo problema mas sem a conta, dobrar e guardar nesta caixinha linda aqui! (Era a caixa de achados e perdidos da sala que minutos antes eu tinha tirado tudo, adaptado uma etiqueta colorida escrita “caixinha das situações!” e desenhado umas estrelinhas, ficou show) eles amaram o desafio.
4 - Criatividade
5 - Folhas coloridas
6 - Encantamento
Etapa 1 concluída. Caixinha das situações cheia. “E agora, tia?”. A etapa dois é a seguinte, preparem-se. Sem olhar, cada dupla vai sortear um problema da caixinha e tentar resolver. Atenção à interpretação de texto e tenham muito respeito com o trabalho dos amigos. Parece simples, mas eles ficaram extremamente curiosos e interessados. Falavam com orgulho quando seu papel era tirado da caixinha “esse é meu”, “qualquer dúvida pode me perguntar, viu?” Foi lindo.
7 - Significado
8 - Diversão
9 - Grupo
Durante a atividade observei a participação efetiva dos estudantes. Perguntas, risadas, tentativas de desafios “mais difíceis”, organização das histórias e engajamento foram notados durante todo o processo. Avalio que as histórias criadas tinham contexto e foram resolvidas matematicamente conforme a proposta. Com certeza deram o seu melhor.
1 - Matemática
2 - Bem-estar
3 - Adaptabilidade
Duplas, duas folhas. Na folha 1 criem um problema matemático e resolvam. O assunto deve ser algo relacionado ao colégio. Saiam por aí e busquem inspiração: árvores, cantina, esportes, brincadeiras... Na folha dois escrevam o mesmo problema mas sem a conta, dobrar e guardar nesta caixinha linda aqui! (Era a caixa de achados e perdidos da sala que minutos antes eu tinha tirado tudo, adaptado uma etiqueta colorida escrita “caixinha das situações!” e desenhado umas estrelinhas, ficou show) eles amaram o desafio.
4 - Criatividade
5 - Folhas coloridas
6 - Encantamento
Etapa 1 concluída. Caixinha das situações cheia. “E agora, tia?”. A etapa dois é a seguinte, preparem-se. Sem olhar, cada dupla vai sortear um problema da caixinha e tentar resolver. Atenção à interpretação de texto e tenham muito respeito com o trabalho dos amigos. Parece simples, mas eles ficaram extremamente curiosos e interessados. Falavam com orgulho quando seu papel era tirado da caixinha “esse é meu”, “qualquer dúvida pode me perguntar, viu?” Foi lindo.
7 - Significado
8 - Diversão
9 - Grupo
Durante a atividade observei a participação efetiva dos estudantes. Perguntas, risadas, tentativas de desafios “mais difíceis”, organização das histórias e engajamento foram notados durante todo o processo. Avalio que as histórias criadas tinham contexto e foram resolvidas matematicamente conforme a proposta. Com certeza deram o seu melhor.
Adorei sua iniciativa😍
ResponderExcluir